terça-feira, 3 de abril de 2012

Passear com o cão: Como quebrar a rotina e enfrentar o mau tempo



Todos os donos já desejaram que o cão fosse capaz de passear sozinho, porque o tempo está fechado, ou porque queriam dedicar esse tempo a outras atividades ou porque caíram numa rotina.

São, sobretudo, os passeios com mau tempo que mais desanimam os donos, mas é praticamente impossível conseguir evitar a chuva, o vento ou frio quando os passeios são diários.

Sem alternativa, os donos têm que mentalizar de que não há forma de evitar o passeio do cão quando o tempo está fechado. Assim, vale encarar os passeios como algo de positivo. A chuva, o vento e o frio não quebram ossos: equipe-se a rigor com calçado confortável e roupa quente e impermeável. Se proteger devidamente, quando chegar em casa, basta trocar de roupa e estará quente e seco e não será por causa dos passeios que ficará doente.

Para passear o cão tem de abdicar de algum tempo que podia ser utilizado em outras tarefas. De manhã é importante levar o cão à rua, mas opte por guardar o passeio mais longo para o fim do dia, seja quando chegar em casa do trabalho ou após o jantar. Depois de um dia de trabalho, e levando em conta que os empregos convencionais são realizados em escritórios e em frente ao computador, o passeio do cão é uma oportunidade de se exercitar e de se libertar dos problemas da jornada de trabalho. Passe a encarar o passeio não como o exercício do cão, mas sim como o exercício seu. Quanto ao tempo para as outras tarefas, tente organizar o dia de forma mais eficiente, há sempre forma de ganhar minutos aproveitando tempos ociosos ou combinando tarefas.

Se a rotina de passear o cão te faz sentir preso, existem outros exercícios que podem substituir as caminhadas, embora sejam menos praticados. A natação é um dos esportes mais completos tanto para humanos como canídeos e ainda mais benéfico para cães e pessoas com problemas nas articulações ou no coração. Contudo não é tão prático e nem empolgante nos dias de frio. No Verão é o ideal para quebrar a rotina dos passeios.

Como substituto ao passeio há ainda muitos desportos, desde canicross (corrida), bikejoring (bicicleta), agility (cão percorre circuito de obstáculos), entre outros. Todos estes desportos exigem treino, o que melhora a comunicação entre o dono e o cão.

Todos os cães, incluindo os de raça pequena, devem passear, independentemente de terem acesso ao jardim. Caminhar faz parte da natureza destes animais e contribui para um corpo saudável e uma mente equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário