quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cães e gatos também doam sangue

Doando sangue o pet salva vidas de outros animais e passa por um check-up completo.



Assim como os humanos, cães e gatos podem precisar de transfusões de sangue. Antigamente, quando um cão precisava de uma transfusão, o proprietário levava outro cachorro de porte grande para a doação. Hoje em dia o processo é semelhante a um banco de sangue humano. Devido aos avanços da medicina veterinária, atualmente o sangue pode ser armazenado por até 40 dias.

Além disso, é possível transformar uma bolsa de sangue doado em três: uma de plaquetas, uma de hemácias e uma de plasma. Enquanto o plasma pode ter validade de um ano, se congelado a -20 °C, as plaquetas são usadas apenas nos cinco dias que seguem a sua coleta.

O procedimento para doar é simples: o animal é levado ao hospital e coleta uma pequena amostra de sangue, que passará por 15 exames laboratoriais. Constatada a saúde do peludo, o pet é cadastrado como doador, e pode realizar esse ato nobre a cada 40 dias.

Existem muitas vantagens em tornar o seu pet um doador. Pra começar, ele salvará vidas de outros animais com doenças infecciosas, inflamatórias, que passam por tratamento oncológico ou sofreram acidentes.

E o melhor: é muito difícil um animal passar mal, porque diferente de nós, eles não têm o medo psicológico da agulha. Eles também recebem carinho durante o procedimento e petiscos de recompensa.

Para doar sangue, o animal precisa:
- Ter entre 1 e 8 anos de idade;
- Pesar mais de 25 quilos (no caso dos cães) ou mais de 4 quilos (para os gatos);
- Estar com as vacinas e vermifugação em dia, assim como o controle de pulgas e carrapatos;
- Ser dócil;
- Não estar prenhe;
- Não apresentar problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário