quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ingestão de chocolate pode levar cães a óbito

Já existem produtos específicos para os cães como Ovo de Páscoa e Colomba Pascal



Todo cachorro adora guloseimas e na Páscoa várias pessoas acabam dando pedaços de ovos de Páscoa aos cachorros. Mas poucos donos sabem que o chocolate causa intoxicação alimentar, diarreia, vômito, hemorragia intestinal, problemas neurológicos e em casos mais graves, até a morte dos pets.

Com a chegada da Páscoa, os hospitais veterinários lotam e a causa é sempre a mesma: intoxicação por chocolate. O chocolate é constituído por carboidratos, lipídios, aminas biogênicas, neuropeptídeos e metilxantinas (teobromina e cafeína). A teobromina é o maior causador de intoxicação em cães.

Até os chocolates amargo e meio amargo contém essa substância, mesmo que em menor concentração. É por isso que algumas empresas se especializaram em chocolates para pets que não contém teobromina e açúcar. Entretanto, com tanta oferta de chocolate pela casa nesta Páscoa, acidentes podem acontecer e seu cachorro pode roubar aquele ovo que você ganhou de presente. Neste caso, como reagir?

Principais sintomas da intoxicação
Reações alérgicas como diarréias, vômitos e hiperatividade são comuns em cães que consumiram chocolate. Eles podem apresentar, dependendo da concentração da teobromina presente no chocolate e do volume ingerido, reações neurológicas sérias, como convulsões, ataxias, incoordenação, nistagmo (alteração do movimento dos olhos) e até coma.

Como reagir
Ao perceber qualquer mudança no comportamento do animalzinho que consumiu chocolate é necessário levá-lo imediatamente ao veterinário mais próximo. O médico irá conduzir o atendimento de acordo com os sintomas.

Dica: Vale lembrar que embora não tenha teobromina em sua composição, o chocolate branco possui alta concentração de gordura que faz muito mal a médio e longo prazo para os animais. A ingestão do chocolate branco também pode levar a uma gastroenterite aguda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário