segunda-feira, 26 de setembro de 2011

No calor, cachorros estão mais propensos a pegar carrapatos



Os donos devem ficar atentos com a chegada da primavera

Se o seu cachorro estiver se coçando muito, fiquei atento. As altas temperaturas e a umidade é a combinação perfeita para proliferação de pulgas e carrapatos. E os especialistas garantem que esses bichos escolhem as estações mais quentes para atacar os animais e se multiplicarem.
Os carrapatos são os mais perigosos, porque, além da coceira, a picada deles pode trazer muitos problemas à saúde dos animais e dos humanos. Nos animais, deixam-nos debilitado, quietinho e sem apetite. Causam doenças como babesiose, erliquiose, conhecidas como “doença do carrapato” e, se não tratadas, podem levar a morte. Já nos humanos, transmite zoonoses, como a febre maculosa.
A pulga também pode transmitir doenças. Se o cachorro engolir esse inseto, pode contrair o parasita dipylidium canino, que ataca o intestino, causa diarréia e provoca a perda de peso.  Nos gatos, em caso de ingestão, a pulga transmite a bactéria mycoplasma, que causa anemia.
Perceber se o animal tem pulgas ou carrapatos é fácil. Ele começa a se coçar bastante e dá para ver o inseto entre os pelos. Caso você perceba a presença do carrapato utilize uma pinça, porque não é recomendado  tira-lo com as mãos, devido à transmissão de febre maculosa.
Como combater?

  • Os banhos precisam ser repetidos a cada semana ou de acordo com orientação veterinária
  •  Animais de pelos longos devem ser tosados no verão, época em que o calor e umidade fazem com que a incidência de pulga e carrapato aumente muito.
  •  Os ovos e larvas de carrapatos ficam na vegetação ou em frestas de paredes e pisos. Aplique carrapaticida na casa do cão, plantas, canteiros, paredes, pisos e ralos, a cada 15 dias. Alterne as fórmulas, para o parasita não desenvolver resistência.
  • Os sinais de infestação são apatia, febre, falta de apetite e mucosas pálidas, nos olhos ou gengivas, além de prostração e emagrecimento. Esteja atento!
  • Um exame de sangue detecta ainda cedo doenças como a babesiose. Consulte o veterinário.



Adaptado de: http://www.petzine.com.br/pet/?p=1748

Nenhum comentário:

Postar um comentário