quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cuidados que se devem ter com os cães

A qualidade de vida dos cachorros deve ser mantida constantemente


O Abrigo Bom pra Cachorro prima pela qualidade de vida dos cachorros, sobretudo daqueles que são abandonados por seus donos ou sofrem maus tratos. É pensando na qualidade de vida desses animais e na melhora deles que o abrigo oferece comida, tratamento com veterinário e carinho. Todos os cachorros do Bom pra Cachorro possuem nome, recebendo o tratamento adequado e que todo o cão deveria ter.
Para que seu cachorro melhore ainda mais e que o relacionamento entre vocês seja sadio, seguem duas dicas:

• Limpeza das Orelhas
         As orelhas são um dos órgãos mais sensíveis dos cachorros. Alguns permitem pacificamente que se limpe, outros não deixam nem chegar perto. Cachorros com orelhas grandes costumam ter mais problemas nos ouvidos do que aqueles de orelhas pequenas.
           Para limpar as orelhas de um cão, não use objetos pontiagudos. Enrole uma gaze ou pano macio em um cotonete, molhe em solução estéril adequada e limpe calmamente. Alguns chás de ervas podem também ser usados. Caso haja corrimento, secreção amarelada, sangue ou o cachorro esteja coçando desesperadamente a orelha, leve-o imediatamente ao veterinário. Vários e sérios problemas podem ocorrer caso problemas nas orelhas não sejam tratados rapidamente.
           Nunca coloque pomadas ou medicamentos que não sejam indicados por veterinários competentes dentro da orelha do seu cão. Otites e outras infecções podem se desenvolver muito rapidamente no caso de uso de medicamentos errados.

• Desverminação periódica
     Todo e qualquer cachorro, independente do tamanho, raça ou local onde é criado pode ter vermes. O período pode variar de 2 a 6 meses, mas todos eles desenvolvem vermes no aparelho digestivo, e vermes matam. Assim, uma desverminação periódica é necessária e obrigatória para a boa saúde do animal.
     Cachorros criados em ambientes mais limpos levam mais tempo para desenvolver vermes. Um período de 3 a 4 meses entre as aplicações dos vermífugos normalmente resolve o problema.
     A quantidade de comprimidos a ser administrada muda conforme o peso do cachorro. Nunca administre uma quantidade de comprimidos menor do que a indicada, porque neste caso a medicação não servirá para nada. Não use vermífugos injetáveis. Qualquer erro na dose pode ser fatal.

Sintomas de que o cachorro está com vermes:

Remelas grandes nos olhos pela manhã
Perda de apetite
Vômitos sem motivo
Diarréias ou fezes com "gelatina" misturada

Informações adequadas do site: http://www.ath.com.br/nossosamigos/dicas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário