quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Exercício: Brincadeira na medida certa

Um cão jovem fará todo exercício que precisar em seu jardim. Isto se aplica em todos os filhotes, pequenos ou grandes. Excesso de exercício em cães jovens, especialmente nos de raças grandes, pode colocar muitos estresse em ossos em desenvolvimento, o que pode levar, em casos extremos, a problemas de articulação. O descanso é tão importante quando o exercício.

Claro que você deve certificar-se de que seu cão está seguro no jardim, de que ele não consegue passar por baixo de uma cerca e de que os portões estão fechados. Não adianta achar que uma fêmea tem mais probabilidade de sair para perambular do que o macho. Os dois o farão se tiverem oportunidade. Para filhotes, é bastante útil fazer uma área fechada para diversão na grama ou pátio com algum tipo de cerca temporária para que você saiba que o filhote esta seguro e que não cavará sob plantas ou desaparecerá por um buraco que você não saiba que existia.

Caso você e seu cão morem em apartamento, e fundamental que você o leve para passear no mínimo duas vezes ao dia. Além do exercício, você poderá ensiná-lo a fazer suas necessidades durante esses passeios. Lembre-se de recolhê-las, pois isso faz parte da boa educação e cidadania. Esses passeios também são importantes para sociabilização e habituação do filhote frente a vários estímulos externos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário