quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Esterilize seu cãozinho e ajude a diminuir o número de animais nas ruas

Uma das causas do grande número de animais nas ruas é a rapidez com que estes se reproduzem. Uma cadelinha pode ter duas ninhadas por ano e em seis anos, ela e seus descendentes podem gerar cerca de 67 mil cães.

É muito difícil manter sozinho vários animais. Assim, muitas pessoas acabam abandonando os filhotinhos nas ruas ou doando para outra pessoa, que muitas vezes não terá o cuidado necessário com o bichinho. Na rua estão propensos a acidentes, crueldades humanas, doenças, fome, frio, sede e solidão. Esses animais não precisam passar por isso!

Se você tem um cãozinho, seja consciente e esterilize-o! É o único método eficiente e saudável para evitar crias e diminuir o número de animais abandonados. Já não existem lares suficientes para cachorrinhos vivos, então para que deixar novos nascerem? Se você quer bichinhos, adote! Você ajudará a salvar a vida de um animal abandonado e não deixará que outros novos passem pela mesma situação.

Um animal castrado é mais tranquilo, briga menos e ainda vive mais. A esterilização é uma cirurgia que impede definitivamente a procriação e a ocorrência do cio. Pode ser feita em fêmeas e machos por um médico veterinário. O animal não irá sentir dor, pois a cirurgia é feita com anestesia e a recuperação é rápida. Consulte um médico veterinário, ele lhe explicará os procedimentos a serem tomados antes e depois da cirurgia, bem como orientará sobre como cuidar bem do seu bichinho.

A cirurgia pode ser feito em clínicas ou hospitais veterinários ou, ainda, em campanhas a respeito.

Cães podem ser castrados a partir dos três meses, sendo o ideal marcar a cirurgia para 15 dias depois da primeira ou segunda dose de vacina. Quando o procedimento é realizado antes da primeira cria da cadelinha, suas chances de ter câncer de mama diminuem 90%.

Seu cachorrinho não irá engordar depois da cirurgia e também não irá mudar de comportamento ou personalidade. Os machos param de urinar em todos os cantos e o odor da urina diminui. Também param de correr atrás de fêmeas no cio e de brigar com outros animais. As fêmeas perdem o cio e param de atrair os machos.

A esterilização do seu bicho só traz benefícios tanto para ele quanto para você!

E reforçando, se você quer um novo cãozinho, adote! Assim você salva um cachorrinho da rua e não corre o risco de que outros vão parar no mesmo lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário