sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pets necessitam de mais cuidados em dias frios


Cães, assim como humanos são propensos a doenças respiratórias nos meses mais frios



Com a chegada do inverno, os animais de estimação precisam de alguns cuidados especiais. Eles possuem pelos, mas sentem frio e não estão imunes a doenças.

Em dias e noites com baixas temperaturas é preciso abrigar os animais do vento, chuva e frio. É importante que as casinhas e canis estejam longe de correntes vento. “Alguns animais gostam de cobertores, mas outros os destroem. Para mantê-los aquecidos, uma dica é colocar madeira ou plástico cerca de 5 cm do chão, além de tapetes de borracha que podem ser fixados diretamente na madeira”, explica Giselle Bittencourt Delmond, médica veterinária.

Outra opção adotada por muitos proprietários é vestir seus pets, mas é necessário verificar se o cão não irá rasgar a roupa ou ainda se não possuem alergia.

Assim como os humanos, os animais também são propensos às doenças respiratórias no inverno. A principal delas é a traqueobronquite infecciosa canina (conhecida popularmente como tosse dos canis), doença que causa tosse seca como se o animal estivesse engasgado e está associada a infecções virais e bacterianas. "A traqueobronquite infecciosa, é como a gripe humana, transmitida através do contato direto com indivíduos infectados e principalmente em ambientes fechados”, exemplifica a veterinária. Animais que frequentam hotéis e banhos e tosa são mais suscetíveis, por estarem em ambientes fechados com outros animais.

A qualquer sinal de problema, Giselle recomenda que o cão seja levado imediatamente ao veterinário. Os sinais mais comuns são tosse seca e repetida, que em cães parece um engasgo, coriza ou secreção nasal, além da diminuição de apetite. “A prevenção é feita por meio de vacinas intranasais e injetáveis, sendo que as intranasais apresentam proteção muito mais consistente, protegendo contra a infecção e contra a doença clínica”,completa.

No inverno a água do banho deve ser morna e as orelhas devem ser protegidas com algodão e o animal não deve ficar molhado. “Cuidados com a temperatura do secador devem ser observados, ela não deve ser muito quente a ponto de causar um choque térmico quando o animal sair à rua”, ressalta a veterinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário