sexta-feira, 16 de março de 2012

Você estimula seu cão a latir?



Quem menos gosta de latidos geralmente é quem ensina rapidamente o cão a latir por tudo. Isso porque, para fazê-lo parar de latir, lhe dá justamente o que ele quer. Desta forma, o cão compreende que basta latir para que seus donos tirem a bolinha que está embaixo do sofá ou abram a porta. Ou seja, para solucionar um problema imediato, as pessoas acabam treinando o cão a latir cada vez mais, o que acarreta um problema posterior.

A situação costuma piorar quando os cães não são atendidos quando latem, pois começam a latir mais alto e repetidamente. Nesse duelo, vence o mais persistente. E quase sempre é o cão. Quando isso ocorre, ele aprende a não desistir facilmente e que latidos mais altos e intensos produzem resultados ainda melhores.

Para que isso não aconteça, procure seguir as próximas dicas. Lembra-se que cada fracasso seu é um estímulo a mais para o cão latir quando quer algo.

Verificar a causa
Antes de concluir que o motivo para tanto barulho é comportamental, é importante consultar um veterinário, pois o cãozinho pode estar aflito em decorrência de alguma dor ou desconforto. Se descartadas todas as hipóteses de algum mal de saúde, passa-se a análise de alguma causa comportamental.

É indispensável averiguar a procedência do problema para a realização de treinos para controle de latidos em excesso. Isto porque, caso se pretenda simplesmente acabar com os latidos e não com a causa destes, provavelmente haverá transferência do comportamento. Por exemplo, se o cachorro late demais em razão de um alto grau de ansiedade, caso seja condicionado a parar de latir, pode passar a apresentar comportamentos compulsivos, como lamber as patas sem parar.

Ele é recompensado por latir?
Sem querer, é o que muitos acabam fazendo! O cão que percebe que, ao latir, recebe algum tipo de atenção, passará a latir ainda mais quando quiser algo!

Há pessoas que acham engraçado quando o cão se dirige para o armário onde são guardados seus brinquedos e late para pedi-los: o dono vai lá, abre a porta e começa a brincar com o cão! O que ele aprendeu? Que basta latir para conseguir brincar com o dono!

O que fazer?
O segredo é recompensá-los, justamente, quando NÃO latirem! Para cães com acesso a portões com visão para a rua, o ideal seria limitar esse acesso, para que o comportamento passe a não ocorrer mais.

Broncas despersonalizadas também costumam funcionar. Um jatinho de água, de surpresa e sem que o cão perceba de onde veio a bronca, geralmente tem efeito imediato para interromper a “latição”! Importante: cães com ansiedade de separação, que latem quando o dono não está, não devem ser punidos, pois ficarão com medo ainda maior nesta situação e o problema pode piorar muito!

Mas é muito importante que o cão seja recompensado com atenção, petiscos e afagos justamente quando não estiver latindo! Assim, passará a entender que a melhor forma de obter atenção é mantendo o silêncio!

Praticar exercícios físicos com o cão também o ajuda a manter-se ocupado e gastar toda a energia canalizada, que pode acabar sendo liberada com latidos em excesso.

De qualquer forma, para casos extremos, é importante contratar um adestrador especializado em comportamento canino, que auxiliará os donos a lidar com esta situação delicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário