terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Durante as festas de final de ano fique de olho no seu pet

O final do ano está aí e essa é uma época que se deve ficar de olho no seu pet. Brinquedos, petiscos e enfeites de Natal, como as bolas coloridas e piscas-piscas, podem ser um perigo para o seu animalzinho. Para aproveitar as festas com muitas risadas, é preciso tomar alguns cuidados especiais em casa.


Donos de animais de estimação devem estar cientes de que, ocasionalmente, petiscos e brinquedos podem causar asfixia ou obstrução em seus pets. Petiscos que são feitos de couro cru, palitinhos e ossinhos, por exemplo, podem se tornar muito escorregadios quando em pedaços úmidos e maiores. “Eles podem alojar-se na parte de trás da boca do animal ou da garganta, provocando engasgos, asfixia, e até a morte. Ao morder alguns brinquedos, os pedaços quebrados também podem ficar alojados nas vias aéreas de seu animal de estimação ou do trato gastrointestinal”, alerta a Dra. Melissa Dias, veterinária que cuida dos animais do nosso Abrigo Bom pra Cachorro.

Um outro perigo a ser considerado é o pisca-pisca. Os cães tendem a roer tudo que encontram pela frente e esse tipo de adorno pode eletrocutar. “Já vi casos de pets eletrocutados e também casos em que comeram enfeites da árvore de Natal“, comenta a veterinária. É de suma importância deixar a árvore de Natal em um lugar que o bichinho não alcance de jeito nenhum.

Outro cuidado importante é em relação à ceia. No período de festas de final de ano aumenta a quantidade de animais intoxicados por comerem algo que não estão acostumados. “A dica é evitar oferecer restos de comidas natalinas aos pets. Todo ano temos casos de cães intoxicados apresentando vômitos e diarreia”, conta Melissa.

Quanto à noite de réveillon, a dica é estar perto do seu cãozinho. Eles ficam assustados com o barulho dos fogos de artifício e chegam a tremer muito de medo. “Uma opção é colocar algodão no ouvido do pet para abafar o barulho, além de dar muito carinho a ele para que possa se acalmar aos poucos”, indica a veterinária.



No momento dos fogos, os animais devem ficar dentro de casa, para não se sentirem ameaçados. “É importante destacar que animais portadores de doenças crônicas, como insuficiência cardíaca e epilepsia, necessitam de mais atenção, pois o estresse pode desencadear crises”, explica Melissa. Não podemos esquecer os riscos de acidentes por tentativa de pular muro, que podem resultar em feridas traumáticas por ficarem presos às grades ou até mesmo atropelamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário